Dicas para conseguir uma Bolsa de estudos no Japão

Quer ir para o Japão com visto de estudante? Pois saiba que isso é possível, já que o governo japonês anda facilitando os procedimentos de triagem para os estudantes que desejam estudar lá. Hoje, são cerca de 275 mil estudantes estrangeiros que estudam no Japão e a proposta é que esse número aumente para 300 mil em 2020.

Enfim, o objetivo deste artigo é fazer um apanhado geral de como conseguir bolsas de estudos ou estágios para brasileiros que querem ir para o Japão. Algumas associações e entidades ligadas ao governo japonês oferecem muitos cursos em diversas áreas. Muitos desses cursos são sem nenhum custo, incluindo os cursos preparatório em língua japonesa nos primeiros meses de estadia.

Um exemplo especialmente voltados para universitários, são as 6 bolsas em universidades japonesas, oferecidas pelo Governo Japonês através de programas como o MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia).

Tipos de bolsas incluídas no MEXT:

Pesquisa, pós-graduação, graduação, escola técnica, cursos profissionalizantes, cujas inscrições ocorrem anualmente entre os meses de abril e junho. Já os cursos de Treinamento de Professores e Cultura e Língua Japonesa, abrem inscrições no mês de janeiro e fevereiro. Veja mais informações no link abaixo:

• Bolsas de Estudo MEXT (Monbukagakusho)

O requisito principal é ter nacionalidade brasileira, (não é necessário ter descendência japonesa). O processo seletivo consiste em uma análise no histórico escolar do candidato, projeto de pesquisa e prova de línguas (japonês ou inglês), além de uma entrevista sobre as motivações do candidato para estudar no Japão.

Você precisa estar disposto a superar as dificuldades da língua e especialmente os choques culturais, que obviamente existem entre Brasil e Japão, porém é uma boa oportunidade para os brasileiros que querem aperfeiçoar a língua japonesa ou até fazer faculdade ou pós-graduação no Japão. No site do Consulado Geral do Japão, você também poderá obter mais informações sobre estas bolsas de estudos.

Fora o MEXT, há também outros programas que oferecem bolsas ou estágios para brasileiros. Dê uma conferida nos links abaixo:

• Programas da Fundação Japão ou diretamente do site do FJSP
• Japan Exchange and Teaching Programme (JET) 
• Programa Capes/JSPS
• Study Japan (Programação dos cursos nas instituições japonesas).
• JASSO: Japan Student Services Organization

Programas de estudos para descendentes de japoneses

Tem também o Asebex (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão), órgão que  funciona como intermediário para se conseguir diversas bolsas de estudos, entretanto, a maioria delas é voltada para descendentes de japoneses:

• Nippon Zaidan – Esse projeto é oferecido pela Associação dos Nikkeis no Exterior e tem como objetivo oferecer uma oportunidade a jovens descendentes de japoneses de realizar sonhos e projetos que contribuam para o desenvolvimento de seu país, visando também promover um maior nível de entendimento entre o Japão e seu país de origem através da bolsa de estudos no Japão.

• Kenjinkais – Esses projetos são oferecido pela Associações de Província (Kenjinkais), esse projeto de intercâmbio cultural, tem o objetivo de manter os imigrantes em contato com a província de origem. O intercâmbio cultural, ocorre na forma de eventos comemorativos, bolsas de estudo ou estágios (cerca de 300 bolsistas vão ao Japão anualmente). O Brasil é o único país da América Latina no qual existem Kenjinkais de todas as províncias do Japão.

• Kenpi Ryugaku – Esta bolsa é de âmbito internacional, onde além do Brasil, quase todos os países da América onde existem colônias japonesas (Peru, Paraguai, Argentina, Uruguai, México, Bolívia, Canadá e Estados Unidos) podem participar.

• Kenpi Kenshu – Diferente da bolsa Kenpi Ryugaku, esta bolsa é voltada principalmente para o aperfeiçoamento profissional, permitindo aos jovens realizarem estágios em escritórios, fábricas ou hospitais, lado a lado com profissionais japoneses.

• JICA (Japan International Cooperation Agency) – Promovem aperfeiçoamento profissional, quase 300 cursos de treinamento no Japão, nas mais diferentes especialidades e também bolsas em várias áreas, em diferentes níveis, para diferentes faixas etárias e com períodos de duração dos mais variados.

• Nikkei Scholarship-“Projeto Realização do Sonho” – A Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai realizam projetos variados para os nikkeis que desejam realizar estágios e estudos no Japão.

Uma experiência que vale a pena

Para quem quer conhecer e se aventurar no Japão e de quebra conhecer mais da cultura e da língua, vale a pena pesquisar mais à respeito dessas bolsas, lembrando que cada programa tem regulamentos diferentes. Alguns tipos de bolsa, oferecem moradia de graça e até um subsídio mensal para as despesas pessoais do estudante, que podem ser entre 135 e 175 mil ienes (cerca de 4.700 a 6.200 reais).

Outros tipos de bolsas não oferecem esse subsídio, e portanto para se manter e estudar no Japão, o bolsista terá que conciliar o curso com arubaito (trabalho temporário). Há também muitas universidades japonesas que oferecem cursos em inglês, dentre elas estão as célebres Universidade de Tsukuba, Universidade de Toquio e Universidade de Nagoya. Essas faculdades podem ser uma boa alternativa para quem é fluente no inglês e não domine o japonês.

Como vimos, não são poucas as opções, só tem que ir bem preparado, pois no Japão, as coisas funcionam bem diferente do Brasil, sendo preciso disciplina, paciência e força de vontade da parte do bolsista. Embora muitas das bolsas postadas aqui, já tenham passado a data de inscrições, dá para ir já se organizando e correr atrás de informações para o próximo ano.

Se alguém souber de algum outro programa que ofereça bolsa de estudos no Japão que eu não tenha mencionado aqui, por favor, comente, assim o leque de opções aumenta. Também será muito bem vindo e de grande valia os depoimentos de bolsistas que foram ao Japão, através desses programas.

Boa Sorte à todos que tentarem!

Créditos : Japão Em Foco

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support